Piaget começou seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo a partir da
observação dos erros cometidos pelas crianças quando respondiam o teste
de QI. Ele acreditava que a linha de pensamento usada pela criança tinha que
ser levada em consideração. Daí, mesmo havendo divergências entre entre os teóricos, a noção exposta pelo primeiro influenciou no desenvolvimento da Teoria
das Inteligências Múltiplas.
Nessa direção, Gardner compreende que a criança de uma determinada faixa-etária pode "estar em diferentes níveis de desenvolvimento, nas diversas áreas do conhecimento" (TOGATLIAN, 2004, p.7). Em contrapartida, Piaget "pressupõe que todas as crianças de uma determinada faixa-etária têm, em geral, as mesmas características" (TOGATLIAN, 2004, p. 7). Esse processo nos permite dizer que Piaget não leva em conta a individualidade da criança, ao passo que Gardner preocupa-se com as diferenças de uma criança para outra.
Além disso, Piaget entende que os aspectos da simbolização do conhecimento surgem de uma mesma função. Aqui, mais uma vez comprova-se a igualdade para todos de uma dada faixa-etária. Gardner, por sua vez, abarca que “os processos psicológicos distintos e independentes são empregados quando o indivíduo lida com símbolos linguísticos, numéricos ou gestuais” (TOGATLIAN, 2004, p. 7). Para tanto, através desses diferencias sinteticamente situados surge a Teoria das Inteligências Múltiplas.
Nessa direção, Gardner compreende que a criança de uma determinada faixa-etária pode "estar em diferentes níveis de desenvolvimento, nas diversas áreas do conhecimento" (TOGATLIAN, 2004, p.7). Em contrapartida, Piaget "pressupõe que todas as crianças de uma determinada faixa-etária têm, em geral, as mesmas características" (TOGATLIAN, 2004, p. 7). Esse processo nos permite dizer que Piaget não leva em conta a individualidade da criança, ao passo que Gardner preocupa-se com as diferenças de uma criança para outra.
Além disso, Piaget entende que os aspectos da simbolização do conhecimento surgem de uma mesma função. Aqui, mais uma vez comprova-se a igualdade para todos de uma dada faixa-etária. Gardner, por sua vez, abarca que “os processos psicológicos distintos e independentes são empregados quando o indivíduo lida com símbolos linguísticos, numéricos ou gestuais” (TOGATLIAN, 2004, p. 7). Para tanto, através desses diferencias sinteticamente situados surge a Teoria das Inteligências Múltiplas.
TOGATLIAN, Marco Aurélio. Teoria das Inteligências Múltiplas. Disponível em: <http://www.togatlian.pro.br/docs/pos/unesa/inteligencias.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2013.
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