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sexta-feira, 15 de março de 2013

Inteligência: Piaget x Gardner

A Teoria das Inteligências Múltiplas é uma reconstrução da noção de inteligências nos mais variados fatores. Tal conceito perpassa pela Psicologia, caminha pela Pedagogia e chega à ideia neurológica do termo. Na construção da sua teoria, Gardner recebeu forte influência das ideias de Piaget por meio dos estudos do desenvolvimento cognitivo. Sendo assim, nos preocupamos em situar qual a diferença entre o pensamento de Piaget e o de Gardner.
Piaget começou seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo a partir da observação dos erros cometidos pelas crianças quando  respondiam o teste de QI. Ele acreditava que a linha de pensamento usada pela criança tinha que ser levada em consideração. Daí, mesmo havendo divergências entre  entre os teóricos, a noção exposta pelo primeiro influenciou no desenvolvimento da Teoria das Inteligências Múltiplas.
Nessa direção, Gardner compreende que a criança de uma determinada faixa-etária pode "estar em diferentes níveis de desenvolvimento, nas diversas áreas do conhecimento" (TOGATLIAN, 2004, p.7). Em contrapartida, Piaget "pressupõe que todas as crianças de uma determinada faixa-etária têm, em geral, as mesmas características" (TOGATLIAN, 2004, p. 7). Esse processo nos permite dizer que Piaget não leva em conta a individualidade da criança, ao passo que Gardner preocupa-se com as diferenças de uma criança para outra.
Além disso, Piaget entende que os aspectos da simbolização do conhecimento surgem de uma mesma função. Aqui, mais uma vez comprova-se a igualdade para todos de uma dada faixa-etária. Gardner, por sua vez, abarca que “os processos psicológicos distintos e independentes são empregados quando o indivíduo lida com símbolos linguísticos, numéricos ou gestuais” (TOGATLIAN, 2004, p. 7). Para tanto, através desses diferencias sinteticamente situados surge a Teoria das Inteligências Múltiplas.


TOGATLIAN, Marco Aurélio. Teoria das Inteligências Múltiplas. Disponível em: <http://www.togatlian.pro.br/docs/pos/unesa/inteligencias.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2013.

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